sexta-feira, 8 de julho de 2011

PARA PATROCINAR É PRECISO SE RELACIONAR

Muitas são as maneiras de se chamar o Marketing Multinivel: MMN, MLM, Network Marketing, Marketing de Rede e algumas outras mais. Mas apenas uma revela a verdadeira essência dessa atividade: Marketing de Relacionamento. Isso mesmo! E isso é verdade pelo simples fato de que sem relacionamento não existem redes, não existem níveis, não existe network, nada.
Um relacionamento de pessoa pra pessoa

O MMN é feito de gente. Não tem como fugir de relacionar-se com pessoas se você deseja chegar a algum lugar nesse ramo. Pensar que se pode “cadastrar” alguns no seu negócio e depois cair fora que “eles farão o trabalho” por você é utopia. E uma utopia de acomodado. Para que a coisa tome um rumo é preciso PATROCINAR essas pessoas e não apenas cadastrá-las. E patrocinar significa justamente relacionar-se com elas. Em MMN, patrocinar não significa custear a pessoa, o significado de patrocinar, nesse caso, é “apadrinhar” e segundo o próprio dicionário Aurélio, isso quer dizer “Proteger, Favorecer, Defender”. Você precisará manter um contato constante com sua linha de frente, treiná-la, motivá-la, apoiá-la e estar presente nos momentos difíceis de cada um deles – enfim, você precisará ser alguém disponível. E assumir uma postura de “relacionamento” com as pessoas não é uma coisa que você deve fazer apenas após patrociná-las. Se quiser ter êxito em patrocinar alguém, garanto-lhe que essa pessoa estará muito mais propensa a entrar no negócio com você se sua primeira frase for “olá, como vai?” ao invés de “tenho um excelente negócio para lhe apresentar”.
 

    Marketing de Relacionamento é o que de fato você precisa pôr em prática

O que acabei de falar é uma síntese do que você encontrará no discurso, nos livros e nos cursos da maioria dos autores e gurus do Marketing Multinivel. Alguns desses materiais gastarão horas de seu precioso tempo para simplesmente lhe dizerem: aprenda a lidar com as pessoas, a ouvi-las, a se tornar alguém indispensável para elas – e tudo o mais dará certo. É claro que todas essas horas que os livros e cursos lhe tomarão não serão em vão, elas serão recheadas de diferentes abordagens e maneiras de “como fazer na prática”. Todas elas serão válidas e caberá a você escolher o que mais se adequa ao seu perfil e às diferentes situações que terá que enfrentar.
Simplificar as coisas é sempre um bom primeiro passo

Minha dica, no entanto, é uma generalização de tudo o que você pode vir a aprender sobre o assunto, e pode servir-lhe bastante por ser simples e fácil de lembrar. É o seguinte: se quiser iniciar um relacionamento promissor com alguém, ao falar com essa pessoa, volte seus pensamentos muito mais para os anseios dela do que para seus próprios propósitos. Ou seja, em se tratando de seu negócio de MMN, atenha-se muito mais ao que seus produtos ou oportunidade podem verdadeiramente fazer pela vida da pessoa do que ao que você poderá obter caso ela lhe diga “sim”.

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